Donald Trump, de 78 anos, foi anunciado como o novo presidente eleito dos Estados Unidos, de acordo com projeções da emissora conservadora Fox News.
A rede informa que Trump assegurou pelo menos 277 votos no colégio eleitoral, ultrapassando os 270 necessários para a vitória. Com isso, ele se tornará o primeiro presidente a exercer dois mandatos não consecutivos desde o democrata Grover Cleveland no final do século XIX. Além de ser o presidente mais velho a assumir o cargo, Trump será o primeiro com uma condenação criminal, decorrente de uma sentença de falsificação de registros financeiros para encobrir um pagamento a Stormy Daniels.
Outros veículos de comunicação dos EUA ainda não confirmaram o resultado, mas a vitória na Pensilvânia torna a situação praticamente irreversível para o republicano. Esta é a segunda vez que Trump vence uma candidata democrata na corrida presidencial: em 2016, derrotou Hillary Clinton, e agora, Kamala Harris, que sofreu as consequências da impopularidade de Joe Biden. Harris também está atrás no voto popular, com 47,4% contra 51,2% de Trump, um feito raro para o magnata.
Em um discurso em Palm Beach, Flórida, Trump celebrou a vitória, acompanhado de sua esposa Melania e de seus filhos. Ele declarou que essa é uma “conquista histórica” e agradeceu ao bilionário Elon Musk pelo apoio durante a campanha. Prometendo “acabar com as guerras” na Ucrânia e no Oriente Médio, Trump afirmou que essa vitória marca o “maior movimento” político da história dos EUA e se comprometeu a cumprir as promessas feitas ao povo americano.
- Com AnsaFlash