Em conformidade com os dados coletados pelo Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, no dia 1º de novembro de 2024, a área plantada com soja na safra 2024/2025 em Mato Grosso do Sul alcançou 72,2%.
A região sul lidera o plantio, com uma média de 76,2% da área plantada, seguida pela região centro com 69,4% e a região norte com 60%. Estima-se que a área plantada total até o momento seja de aproximadamente 3,2 milhões de hectares, segundo o Projeto SIGA-MS.
Gabriel Balta, coordenador técnico da Aprosoja/MS, destacou que os municípios de Brasilândia e Alcinópolis estão à frente no plantio, com 100% e 99% da área plantada, respectivamente. “Sete Quedas, Aral Moreira, Caarapó, Amambai e Rio Brilhante estão próximos a 90% de plantio. Comparado ao mesmo período da safra 2023/2024, o avanço nesta safra é de aproximadamente 10,2 pontos percentuais.
Em todo o estado, as atividades estão em fase fenológica vegetativa. Nas regiões norte, nordeste, sudoeste, oeste e sudeste, as condições de trabalho são majoritariamente boas, variando entre 96,5% e 99,1%. As condições regulares ficam entre 0,8% e 2,9%, enquanto as condições ruínas representam apenas 0,6%. Nas regiões sul-fronteira, centro e sul, o desempenho é aprimorado inferior, com até 1% das áreas em condição ruim, condições regulares entre 4,7% e 31,7%,
A previsão meteorológica indica possibilidade de chuvas de intensidade leve a moderada, com chance de chuvas mais fortes em áreas específicas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A frente fria, somada a cavados e áreas de baixa pressão, devem intensificar as instabilidades, evitando-se acumulações de chuva superiores a 40 mm em 24 horas.
Mais informações sobre o cenário das lavouras de soja e de milho, clima e mercado de grãos podem ser obtidas clicando aqui .